Coordenador : Matheus Thomaz da Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390171.2201.277739.24022023
Departamento/Setor: SSC
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Assistentes sociais que trabalhem ou desejem trabalhar no licenciamento ambiental de petróleo e gás da Bacia de Campos. Estudantes de serviço social próximos de se formarem com interesse em conhecer e atuar profissionalmente no licenciamento ambiental de petróleo e gás da Bacia de Campos.
Local de atuação: Dependências do Instituto de Desenvolvimento Regional e Ciências da Humanidade
Objetivo
Objetivos 1) Articular espaços de discussão permanente acerca das questões para os assistentes sociais. 2) Identificar as possibilidades de atuação de assistentes sociais no licenciamento ambiental. 3) Alinhar as competências técnicas profissionais dos assistentes sociais às demandas dos espaços sócio ocupacionais relacionadas ao licenciamento ambiental
Resumo
O Projeto O Licenciamento ambiental do petróleo e gás como espaço sócio-ocupacional do serviço social se firma no tripé ensino-pesquisa-extensão em que a centralidade passa pelo reconhecimento e ocupação de um espaço sócio-ocupacional ainda pouco consolidado para os assistentes sociais. Se relaciona diretamente com projeto de pesquisa O trabalho dos assistentes sociais no licenciamento ambiental de petróleo e gás. A proposta da extensão é realizar sete encontros ao longo do ano letivo. O público-alvo é centrado em assistentes sociais que já trabalhem em ações e processos relacionados ao Licenciamento ambiental de petróleo e gás, outras profissionais que tenham interesse/busquem se inserir nesse espaço sócio-ocupacional, estagiários que atuem nesse campo e formandos que busquem trabalhar nos processos de licenciamento ambiental do petróleo e gás. O Objetivo geral do projeto é um alinhamento das competências técnicas profissionais com as demandas deste campo de trabalho. Os encontros terão caráter formativo, no sentido de uma formação continuada de assistentes sociais articulada à atuação profissional no campo do licenciamento ambiental de petróleo e gás. A metodologia dos encontros está fundada na perspectiva freireana da educação popular. O projeto busca conectar os assistentes sociais à demanda relacionadas aos processos pré e pós obtenção das licenças como exigência para o licenciamento ambiental de empreendimentos/atividades da indústria de petróleo e gás na Bacia de Campos. Ao final do projeto, será avaliada a necessidade de criação de um espaço de articulação permanente das assistentes sociais que atuem nesse campo avançar na consolidação desse espaço sócio ocupacional.